Subsídio ao transporte urbano é aprovado no Senado e segue para a Câmara

Thamiris Costa • February 17, 2022

O objetivo do PL 4.392/2021é subsidiar o direito à gratuidade nos transportes coletivos urbanos para maiores de 65 anos e garantir tarifa baixa para os demais usuários

O transporte urbano poderá contar com subsídios federais por três anos. Em sessão que contou com a presença de prefeitos de várias capitais, o Senado aprovou em votação simbólica nesta quarta-feira (16) o projeto que institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (Pnami). De acordo com seus autores, o objetivo do PL 4.392/2021, que segue para exame da Câmara, é subsidiar o direito à gratuidade nos transportes coletivos urbanos para maiores de 65 anos e, ao mesmo tempo, garantir tarifa baixa para os demais usuários. De acordo com o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), a proposta permite que isso seja alcançado sem comprometer o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão do transporte público coletivo. Para isso, o relator definiu como fonte de recursos os royalties de petróleo.

O projeto, dos senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e Giordano (MDB-SP), prevê aporte financeiro da União aos estados, Distrito Federal e municípios que oferecerem serviços de transporte público coletivo urbano regular. Os recursos serão enviados a fundos de transporte público coletivo, que deverão ser criados pelos entes federados, com distribuição proporcional à população maior de 65 anos residente em cada localidade.


No caso de transporte intermunicipal em regiões metropolitanas ou regiões integradas de desenvolvimento, 20% do valor do fundo será retido pela União e repassado ao ente federativo responsável.

O projeto também modifica o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 2003), para garantir que tenha acesso à gratuidade nos transportes o cidadão que apresentar qualquer documento pessoal com fé pública que faça prova de sua idade. Além disso, o poder público responsável deverá priorizar o atendimento ao idoso, mediante o estabelecimento de procedimentos rápidos, visando o cadastramento para o exercício do direito de acesso gratuito ao transporte público.

Pandemia
Na justificação do projeto, os senadores argumentam que a pandemia de covid-19 impactou o equilíbrio financeiro do transporte público, principalmente nas cidades mais populosas: pelo menos 36 municípios já colocam subsídios no sistema de transporte público para reduzir compensar a redução da arrecadação tarifária.

“Porém, frente ao aumento dos gastos orçamentários enfrentados pelos municípios, com cada vez menos condições de apoiar financeiramente o serviço  de transporte  público  coletivo  urbano  e  mantê-lo  a  serviço  da  população,  a situação  e  a  perspectiva  dos  sistemas  são  alarmantes”, afirmam.

Nelsinho Trad e Giordano mencionaram dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos  (NTU), que contabilizou 283 paralisações ou  suspensões temporárias do serviço de transporte público em 93 cidades. Além disso, segundo a associação, mais de 80 mil empregos no setor foram eliminados e o déficit acumulado desde março de 2020 ultrapassa R$ 16 bilhões.

De acordo com os senadores, as gratuidades ou isenções tarifárias, que têm a natureza jurídica de medida assistencial, devem ser sustentadas conforme determina a Constituição: por recursos públicos orçamentários. Eles lembram que, no Brasil, com poucas exceções, o custeio da  gratuidade dos idosos é repassado aos demais usuários pagantes, onerando principalmente as pessoas menos favorecidas que mais utilizam o serviço. “Quanto maior o número de usuários beneficiados pelas gratuidades, maior será o impacto na tarifa”, explicam.


FONTE: Correio 24h

Por Thamiris Costa 7 de fevereiro de 2022
Dentre as 120 vagas ofertadas, 90 são destinadas para pessoas com deficiência.
Por Thamiris costa 13 de dezembro de 2021
Aconteceu na garagem da empresa Alagoinhas Transportes Públicos (ATP)
Por Sindicato dos 29 de novembro de 2021
Campanha Salarial dos rodoviários metropolitanos
Por Sindicato dos 26 de novembro de 2021
Assista na íntegra
Por Thamiris Costa 29 de outubro de 2021
Homens armados assaltaram cerca de 30 passageiros em um ônibus do transporte público de Salvador na manhã desta sexta-feira (29). O crime ocorreu no túnel Américo Simas, no Comércio. O veículo fazia linha Mirantes de Periperi-Itaigara. As vítimas relataram que eram quatro assaltantes. Dois homens estavam com revólveres e outros dois com facas. De acordo com os passageiros, eles entraram no veículo na altura do Largo das Setes Portas e anunciaram o assalto quando chegaram no túnel. Ninguém ficou ferido e o caso será investigado pela Polícia Civil. FONTE: Bahia Noticias
Mais Posts
Share by: